Política
Governo desconhecia medidas da Câmara que ampliam brechas para supersalários, afirma ministra

Presidente do Senado afirma que instituições precisam ser defendidas “para que mentiras não pareçam verdade” em meio a atritos recentes com o governo

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (4) que “alguns insistem em criar narrativas de disputa entre os Poderes”, mas que as instituições brasileiras estão alinhadas e devem ser protegidas contra a desinformação.
A declaração foi dada no Palácio do Planalto, durante o lançamento de um pacto entre os Poderes contra o feminicídio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin.
Segundo Alcolumbre, iniciativas conjuntas como essa mostram que as instituições estão “unidas em propósitos como este”, e reforçam a necessidade de defender a credibilidade dos Poderes. “A defesa das instituições carece ser propagada, propalada para que mentiras não pareçam verdade”, disse.
Ele acrescentou que a cooperação é essencial diante dos desafios do país. “As mentiras em um certo momento se transformaram em verdade, esse ato… é uma demonstração que as instituições precisam estar unidas porque os problemas do mundo real não nos permitirão tirar o foco do que é principal para o Brasil”.
A fala ocorre após um discurso de abertura do ano legislativo, na segunda-feira (2), em que Alcolumbre defendeu a autonomia do Congresso e afirmou que a harmonia entre os Poderes não significa abrir mão das prerrogativas do Legislativo, em meio a recentes atritos com o governo federal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.