Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula confirma viagem a Washington na primeira semana de março para encontro com Trump

Política

Lula confirma viagem a Washington na primeira semana de março para encontro com Trump

Presidente afirma que quer conversa “olho no olho” com líder dos EUA após período de tensões comerciais entre os dois países

Lula confirma viagem a Washington na primeira semana de março para encontro com Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 05 de fevereiro de 2026 às 14:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (5) que deve viajar a Washington, capital dos Estados Unidos, na primeira semana de março para se encontrar com o presidente Donald Trump. A declaração foi dada em entrevista ao UOL.

Segundo Lula, o objetivo da visita é estabelecer um diálogo direto com o chefe da Casa Branca. “Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, disse.

O presidente brasileiro reforçou que, na sua avaliação, eventuais divergências entre os dois países devem ser resolvidas por meio do diálogo. Ele destacou que Brasil e Estados Unidos são “as duas maiores democracias do Ocidente” e que isso exige conversas presenciais e francas.

“Não pode ficar conversando por Twitter. Nós temos que sentar em uma mesa, olhar um no olho do outro, ver quais são os problemas que afligem ele, quais são os que me afligem, o que interessa para os Estados Unidos, o que interessa para o Brasil, e vamos trabalhar juntos”, afirmou Lula. Ele acrescentou que não há temas proibidos na agenda, exceto a soberania brasileira, que classificou como “sagrada”.

A relação entre Brasília e Washington passou por momentos de tensão no último ano, sobretudo após a imposição, por parte do governo Trump, de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros. Desde então, os dois líderes já conversaram mais de uma vez por telefone e trocaram elogios públicos.

No fim de novembro de 2025, os Estados Unidos anunciaram a retirada da tarifa extra de 40% sobre determinados produtos agrícolas importados do Brasil, incluindo itens relevantes da pauta exportadora brasileira, como café, carne bovina, frutas e petróleo.