Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Política

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Apesar das comorbidades, PF avaliou que não há necessidade de transferência do ex-presidente para cuidados em nível hospitalar

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Foto: Ton Molina/STF

Por: Metro1 no dia 06 de fevereiro de 2026 às 17:30

Em um laudo médico divulgado nesta sexta-feira (6), a Polícia Federal (PF) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) é portador de sete doenças crônicas. O ex-presidente passou por exame clínico e teve os documentos analisados pela corporação.

A PF avaliou que, apesar das morbidades, não há — neste momento — necessidade de transferência de Bolsonaro para cuidados em nível hospitalar. As condições de saúde que constam no laudo são: hipertensão arterial sistêmica, síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) grave, obesidade clínica, aterosclerose sistêmica, doença do refluxo gastroesofágico, queratose actínica e aderências (bridas) intra-abdominais.

O laudo aponta ainda que Bolsonaro apresenta sinais e sintomas neurológicos que aumentam o risco potencial de novos episódios de queda, o que demanda investigação adicional para definição de diagnóstico.

Recomendações da PF
As recomendações da PF incluem a instalação de grades de apoio em corredores e boxes de banho e de campainha de emergência. O documento ainda indica avaliação nutricional, prática regular de atividade física e tratamento fisioterápico.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a defesa de Bolsonaro e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestem, em até cinco dias, a respeito do laudo.

Prisão de Bolsonaro 
O ex-presidente está preso após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado. Ele estava detido na Superintendência da Polícia Federal, mas foi transferido em janeiro para o 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecido como “Papudinha.”