
Política
Lula parabeniza eleição de novo presidente em Portugal: "vitória da democracia"
Antônio José Seguro é eleito presidente e reforça apoio ao acordo Mercosul–União Europeia

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o resultado do segundo turno das eleições presidenciais de Portugal, vencidas por Antônio José Seguro, do Partido Socialista, com 66,8% dos votos, neste domingo, 8. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula parabenizou o presidente eleito e destacou a volta da esquerda ao poder no país após um intervalo de 20 anos.
Na mensagem, Lula afirmou que a eleição ocorreu de forma pacífica e representou uma vitória da democracia em um momento importante para a Europa e o mundo. “Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu o presidente.
Antônio José Seguro disputou a presidência com André Ventura, do partido de direita Chega!, que obteve 33,19% dos votos válidos. A eleição teve participação recorde, com 45,50% do eleitorado comparecendo às urnas, e foi apenas a segunda desde 1986 decidida em segundo turno. Aos 63 anos, Seguro é formado em Relações Internacionais, atua como empresário e havia deixado a política após perder a liderança do partido em 2014 para António Costa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

