
Política
Trump fala pela primeira vez em ir à Venezuela, mas não especifica data
Desde a prisão de Nicolás Maduro, governo Trump estabeleceu um canal de comunicação com Delcy Rodríguez, que assumiu o comando interino do país

Foto: Official White House/Daniel Torok
O chefe do executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá à Venezuela, embora não tenha especificado uma data. A declaração foi feita pela primeira vez nesta sexta-feira (13).
Desde que Nicolás Maduro foi detido, o governo dos Estados Unidos estabeleceu um canal de comunicação com Delcy Rodríguez, que assumiu o comando interino do país. Como reflexo dessa transição, a Casa Branca iniciou uma redução nas sanções impostas à Venezuela.
Em Washington, o presidente republicano confirmou a estratégia pouco antes de embarcar para a Carolina do Norte. Lá, ele visitará a base militar que abriga as tropas responsáveis pela missão que resultou na queda de Maduro. Atualmente, o ex-líder venezuelano encontra-se detido em Nova York, onde será julgado por crimes de tráfico de drogas.
Ao ser questionado sobre os diálogos da Casa Branca com Delcy, Trump afirmou que as relações bilaterais estão “tão boas quanto se poderia desejar” e a dirigente está fazendo “um grande trabalho”. Ele disse ainda que já considera a venezuelana como líder legítima.
Na última terça-feira (10), o Departamento do Tesouro americano emitiu uma licença geral autorizando o fornecimento de bens, tecnologia, software ou serviços americanos para a exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo e gás na Venezuela. Ainda nos últimos dias, as autoridades americanas desenvolveram um plano de reconstrução de US$ 100 bilhões para a indústria petrolífera do país que deve possibilitar o crescimento de produtores estrangeiros e a entrada de novos participantes.
Em entrevista à emissora americana NBC, publicada na quinta-feira (12), Delcy comentou que foi convidada para ir a Washington. Ela disse que avalia o convite e não deu detalhes sobre quando a viagem poderá ocorrer nem sobre as pessoas que integrariam a comitiva. "Estamos considerando ir para lá assim que estabelecermos essa cooperação e pudermos avançar com tudo", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

