
Política
União-PP sai em defesa de Toffoli após ministro deixar relatoria do Master
Nas redes sociais, federação manifestou preocupação “com as narrativas que querem colocar a opinião pública contra o ministro Dias Toffoli”

Foto: ASCOM/STF
A Federação União Progressista, que abrange os partidos União Brasil e Progressistas, saiu em defesa do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ele deixar a relatoria do inquérito que investiga fraudes do Master, banco de Daniel Vorcaro.
Nas redes sociais, a federação manifestou preocupação em publicação feita nesta sexta-feira (13), “com as narrativas que querem colocar a opinião pública contra o ministro Dias Toffoli”. O posicionamento é assinado por Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas.
A federação ressalta ainda que “atentar contra o ministro Toffoli é enfraquecer não só um servidor da Nação ou um Poder da República, mas sim atacar os pilares do nosso próprio sistema democrático”. Ao completar a nota, a federação afirmou que “reitera sua confiança na integridade do ministro Dias Toffoli e acredita que a verdade vai, mais uma vez, prevalecer.”
Toffoli deixa relatoria do caso Master
A substituição do ministro Dias Toffoli — que era relator do caso — por André Mendonça foi definida após reunião dos ministros do Supremo Tribunal Federal na última quinta-feira (12), convocada diante dos avanços das apurações conduzidas pela Polícia Federal.
Em nota divulgada após o encontro, o STF informou que Toffoli, “considerados os altos interesses institucionais”, pediu a redistribuição do processo. No texto, assinado por todos os ministros, a Corte afirmou ainda “não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição”, declarou reconhecer “a plena validade dos atos praticados pelo Ministro Dias Toffoli” e expressou “apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

