
Política
Lula vai à Índia e à Coreia do Sul para ampliar parcerias estratégicas
Viagem integra um esforço para reduzir a dependência da China

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após curtir o Carnaval, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a Ásia, onde vai visitar a Índia e a Coreia do Sul com o objetivo de ampliar as parcerias estratégicas do Brasil. Entre os temas que devem ser tratados pela comitiva brasileira estão a regulação da inteligência artificial e a exploração de minerais críticos.
De acordo com o jornal O Globo, interlocutores do governo afirmam que a viagem integra um esforço para reduzir a dependência da China como principal mercado de destino de produtos brasileiros.
O presidente viajará para a Índia a convite do premier Narendra Modi e vai participar, nos dias 18 e 19, de um evento sobre o impacto da inteligência artificial. Nos dias 20 e 21, cumprirá visita de Estado e agenda bilateral. Com cerca de 1,4 bilhão de habitantes e uma classe média estimada em centenas de milhões de consumidores, o país é visto como uma oportunidade estratégica de longo prazo.
Após concluir a agenda na Índia, Lula seguirá para a Coreia do Sul, onde realizará uma visita de Estado, a convite do presidente sul-coreano, Lee Jae-myung. A Coreia do Sul aparece no radar brasileiro por razões comerciais e tecnológicas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

