
Política
Lula deve se reunir com Macron durante cúpula de IA na Índia
Encontro, solicitado pelo presidente francês, ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo brasileiro

Foto: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron, na quinta-feira (19), às margens da cúpula sobre inteligência artificial, em Nova Délhi, na Índia. O pedido partiu de Macron e o encontro consta na agenda provisória de Lula, mas ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo brasileiro.
A Presidência da República costuma não confirmar reuniões paralelas a eventos multilaterais, já que atrasos e imprevistos podem alterar a programação dos líderes. Lula e Macron mantêm uma relação próxima, e a expectativa é de uma pauta ampla, com temas bilaterais e globais.
Entre os assuntos previstos estão a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a criação de um Conselho da Paz, discussões sobre a reforma do sistema de governança global e o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Este último é o ponto de maior divergência entre os dois líderes, após Lula dedicar esforços políticos e diplomáticos para viabilizar a aprovação do acordo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

