
Política
Lula diz estar "aliviado" por não ter tido pressa nas negociações com Trump
Presidente diz que não pode julgar as decisões da Suprema Corte americana sobre tarifas, mas afirma que conversas são difíceis porque “o lado de lá não tem tanta vontade de negociar”

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em Nova Délhi, na Índia, estar “aliviado” por não ter se precipitado nas negociações tarifárias com os Estados Unidos diante das incertezas causadas pelas disputas entre a Suprema Corte do país e o presidente Donald Trump.
O petista afirmou que não poderia julgar as decisões da Justiça americana sobre as tarifas e não comentou diretamente os anúncios de Trump de que as alíquotas globais vão subir para 15%, movimentos que causam incerteza nas negociações comerciais de vários países, inclusive o Brasil.
“Sobre a taxação, tomamos decisão com muita cautela e tomamos a decisão correta. Em algumas coisas o próprio governo americano voltou atrás (com relação às tarifas contra o Brasil) e agora temos a decisão da Suprema Corte. Por isso, eu quero conversar direto com Trump sobre toda a relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse ele.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

