Sexta-feira, 20 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo federal atuou corretamente sobre combustíveis até aqui, diz Haddad

Política

Governo federal atuou corretamente sobre combustíveis até aqui, diz Haddad

Ex-ministro comenta medidas do governo para conter aumentos nos preços dos combustíveis em decorrência da alta no preço do petróleo

Governo federal atuou corretamente sobre combustíveis até aqui, diz Haddad

Foto: Washington Costa/MF

Por: Metro1 no dia 20 de março de 2026 às 17:47

No mesmo dia em que oficializa pré-candidatura ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (20) — durante conversa sobre economia em encontro com jornalistas — que o governo federal atuou corretamente sobre os combustíveis até aqui.

"Estamos vivendo um momento dramático promovido pelos Estados Unidos. Avalio que a guerra foi outro tiro no pé dos EUA. Antes houve o tarifaço", afirmou o ex-ministro. Na declaração, ele também comentou que o Brasil soube operar muito bem politicamente com o governo norte-americano sobre o tarifaço.

Nos últimos dias, o governo federal implementou medidas que visam conter aumentos nos preços dos combustíveis em decorrência da alta no preço do petróleo por conta da guerra no Irã. As iniciativas miram a isenção de tributos federais sobre o diesel e propõem a redução do ICMS estadual.

A respeito da elevação no valor dos combustíveis, Haddad afirmou que o governo Lula pode arcar com 50% do ICMS dos Estados. "Haverá aumento da arrecadação de royalties de petróleo e vai ajudar os Estados", destacou. Ainda segundo ele, só houve aumento do diesel na Petrobras, mas que foi compensado pela isenção do PIS/Cofins.