Sexta-feira, 10 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Exército prende três militares condenados no núcleo 4 da trama golpista

Política

Exército prende três militares condenados no núcleo 4 da trama golpista

Grupo atuava na disseminação de desinformação para contestar eleições e pressionar militares

Exército prende três militares condenados no núcleo 4 da trama golpista

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de abril de 2026 às 09:46

Atualizado: no dia 10 de abril de 2026 às 09:55

O Exército prendeu, nesta sexta-feira (10), três militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal por participação em um dos núcleos da tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022. O grupo, identificado como “núcleo 4”, teria atuado na disseminação de desinformação para contestar o resultado eleitoral e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram detidos o major da reserva Ângelo Denicoli, o subtenente Reginaldo Abreu e o tenente-coronel Guilherme Almeida. Denicoli cumpre pena em Vila Velha, enquanto os outros dois permanecem sob custódia em Brasília. As condenações variam entre 13 anos e seis meses e 17 anos de prisão.

As decisões foram tomadas pela Primeira Turma do STF, que condenou ao todo sete integrantes do grupo apontado pela Procuradoria-Geral da República como responsável pela estratégia de desinformação da organização. O relator do caso, Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, formando maioria. O ministro Luiz Fux divergiu e votou pela absolvição.

De acordo com a acusação, os condenados atuaram na criação e difusão de conteúdos falsos contra o sistema eleitoral, além de promover ataques virtuais a instituições e autoridades. A estratégia também incluía pressionar comandantes das Forças Armadas a aderirem a um plano de golpe.

Durante o julgamento, os três militares negaram envolvimento em qualquer articulação golpista.