Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente da ONG Transparência Internacional quer equipe no Brasil

Política

Presidente da ONG Transparência Internacional quer equipe no Brasil

O presidente da organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, o peruano José Carlos Ugaz, falou nesta segunda-feira (27), em Curitiba, que a ONG veio ao Brasil para apresentar algumas propostas. [Leia mais...]

Presidente da ONG Transparência Internacional quer equipe no Brasil

Foto: Reprodução G1

Por: Jessica Galvão no dia 27 de junho de 2016 às 16:43

O presidente da organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, o peruano José Carlos Ugaz, falou nesta segunda-feira (27), em Curitiba, que a ONG veio ao Brasil para apresentar algumas propostas.

Após reunião com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, Ugaz disse que a ONG está formando uma equipe para trabalhar no Brasil e quer trazer práticas de combate à corrupção. Além disso, o presidente da ONG informou que deseja dividir com outros países as informações, como uma forma de internacionalizar a operação Lava Jato.

"[O Brasil] É um país muito relevante na região, um país importante para o mundo. Nós estamos muito interessados no resultado do que está passando aqui", disse. "É um caso que ultrapassa a fronteira do Brasil, há muitos países da região onde as empresas estão incorrendo em práticas de corrupção", completou José Carlos Ugaz. 

Para o presidente da ONG, um dos mecanismos seria o Sistema Nacional Anticorrupção (SNAc), que conta com um método próprio da Transparência Internacional, e poderia ser a via de troca de experiências de boas práticas contra a corrupção desenvolvidas pelo mundo.

"Queremos que a informação seja processada, tem que haver reformas. O problema da corrupção em países como o Brasil e muitos países da região, é que é uma corrupção sistêmica, estrutural", falou.