Quinta-feira, 03 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

André Mendonça deixa sociedade de instituto privado após questionamentos

Política

André Mendonça deixa sociedade de instituto privado após questionamentos

Ministro do STF informou que cederá todas as cotas da entidade, incluindo as da esposa, sem receber contrapartida financeira; Instituto Iter será transformado em organização sem fins lucrativos

André Mendonça deixa sociedade de instituto privado após questionamentos

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 03 de setembro de 2026 às 09:55

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça anunciou nesta quinta-feira (3) que deixará a sociedade do Instituto Iter, instituição privada criada em 2024 e voltada para atividades educacionais e acadêmicas. A decisão ocorre após questionamentos sobre a atuação da entidade e contratos firmados com órgãos públicos repercutirem em reportagens nas últimas semanas.

Em nota, Mendonça informou que cederá a totalidade de suas cotas e também as pertencentes à esposa, sem qualquer contrapartida financeira. Segundo o comunicado, eventuais valores correspondentes às participações continuarão destinados a finalidades sociais e educacionais.

“O ministro André Mendonça decidiu deixar a sociedade do Instituto Iter, cedendo a totalidade de suas cotas e de sua esposa, sem qualquer contrapartida financeira”, afirmou a nota.

A decisão, segundo a assessoria do ministro, foi tomada na quarta-feira (2), após uma conversa com o presidente do Instituto Iter, Victor Godoy.

Instituto será transformado em entidade sem fins lucrativos

No mesmo comunicado, Mendonça afirmou que nunca obteve lucro com o instituto. A entidade privada também deverá ser transformada em uma organização sem fins lucrativos. “Criado em 2024, o Instituto Iter será transformado em entidade sem fins lucrativos, reforçando sua vocação exclusivamente educacional e social. O ministro jamais auferiu lucro do instituto”, diz a nota.

Mesmo após deixar a sociedade, Mendonça continuará ligado à instituição, mas apenas para exercer atividades acadêmicas. De acordo com o comunicado, ele passará a atuar exclusivamente como professor. “Nessas condições, o ministro permanecerá prestando serviços exclusivamente acadêmicos, na qualidade de professor”, informou a assessoria.

Criado em 2024, o Instituto Iter oferece cursos, programas de capacitação e outras atividades educacionais. André Mendonça figura entre os fundadores da entidade e, com a saída da sociedade, permanecerá vinculado ao instituto somente em atividades acadêmicas.