
Política
Ferramenta da Justiça Eleitoral recebe uma denúncia eleitoral a cada dois minutos
Aplicativo Pardal já registrou mais de 12 mil denúncias de supostas irregularidades desde o início da campanha de 2026

Foto: Reprodução/RBS TV
O aplicativo Pardal, ferramenta da Justiça Eleitoral para o registro de irregularidades em campanhas, já recebeu 12.432 denúncias desde o início da propaganda eleitoral para as eleições de 2026, em 16 de agosto.
O volume equivale a uma média de 622 registros por dia, ou cerca de 26 denúncias por hora. Na prática, o sistema recebe aproximadamente uma denúncia a cada dois minutos.
Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo permite que eleitores comuniquem possíveis irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral.
Para fazer uma denúncia, é necessário realizar a identificação por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br. A identidade do denunciante, no entanto, é mantida sob sigilo.
Além de relatar a situação, o usuário pode anexar fotos, vídeos, áudios e links que ajudem a comprovar a suposta irregularidade. Após o envio, o sistema gera um protocolo para acompanhamento do registro.
As informações são encaminhadas para análise da Justiça Eleitoral, responsável por avaliar cada caso e adotar as providências cabíveis.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

