Terça-feira, 08 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministros do STF veem caminho para Fachin reverter afastamento de Andrei Rodrigues

Política

Ministros do STF veem caminho para Fachin reverter afastamento de Andrei Rodrigues

Avaliação de magistrados é que pedido da AGU para suspensão da liminar pode levar presidente da Corte a derrubar decisão de André Mendonça

Ministros do STF veem caminho para Fachin reverter afastamento de Andrei Rodrigues

Foto: Supremo Tribunal Federal

Por: Metro1 no dia 08 de setembro de 2026 às 17:26

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que há um caminho jurídico capaz de reverter o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.As informações são da coluna de Bela Megale, do O Globo. 

Na avaliação de quatro magistrados, um pedido de suspensão de liminar apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) poderia levar o caso diretamente ao presidente do STF, Edson Fachin, abrindo a possibilidade de derrubada da decisão tomada pelo ministro André Mendonça.

O entendimento entre integrantes da Corte é que Mendonça teria se antecipado a Fachin ao determinar o afastamento de Andrei da chefia da Polícia Federal.

Como já havia sido informado, a estratégia considerada mais provável pela AGU é recorrer por meio de um pedido de suspensão de liminar para que a questão seja analisada diretamente pelo presidente do Supremo.

Avaliação é de que Mendonça se antecipou a Fachin

Ministros ouvidos pela coluna avaliam que Fachin tentava conduzir a crise institucional e organizar os desdobramentos do caso ao determinar que André Mendonça, Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e Andrei Rodrigues apresentassem manifestações sobre as mensagens de Daniel Vorcaro e a situação envolvendo integrantes da Corte.

Nesse contexto, a decisão de Mendonça de afastar o diretor-geral da Polícia Federal antes de uma definição de Fachin é vista por membros do tribunal como uma medida que teria atropelado a atuação do presidente do STF.

“É o momento de pensar na instituição STF e organizar a casa. Ao atropelar o presidente Fachin, que tenta organizar os trabalhos, o ministro Mendonça dá argumentos para uma suspensão de liminar”, disse um ministro do STF sob condição de anonimato.

A eventual decisão sobre um pedido da AGU, portanto, pode colocar nas mãos de Fachin a definição sobre a permanência ou não do afastamento de Andrei Rodrigues.