Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Quaest mostra regiões onde Lula e Flávio Bolsonaro têm melhor desempenho

Política

Quaest mostra regiões onde Lula e Flávio Bolsonaro têm melhor desempenho

Maior colégio eleitoral do país, Sudeste tem a diferença mais apertada em relação aos dois turnos da corrida presidencial

Quaest mostra regiões onde Lula e Flávio Bolsonaro têm melhor desempenho

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Agência Senado

Por: Jairo Costa Jr. no dia 28 de setembro de 2026 às 16:36

A nova Quaest divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Grupo Globo mostra uma eleição marcada por fortes diferenças regionais. Nos cenários de primeiro e segundo turnos, o presidente Lula (PT) lidera no Nordeste e no Norte, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está à frente no Centro-Oeste e no Sul. Já o Sudeste aparece como o principal ponto de aproximação entre eles. No cenário nacional, Lula tem 39% e Flávio, 34%, no primeiro, enquanto no segundo ambos somam 42%.

No Nordeste, Lula chega a 56%, contra 24% de Flávio, abrindo 32 pontos. No segundo turno, a vantagem permanece ampla: 58% a 29%. É o maior desequilíbrio regional da pesquisa e mantém o Nordeste como a área de maior concentração do voto em Lula.

O Norte apresenta vantagem também para Lula. No primeiro turno, Lula aparece com 42% contra 38% de Flávio na região. No segundo, a vantagem aumenta para 50% a 41%. Na última semana, Lula avançou oito pontos neste cenário, enquanto Flávio oscilou dois pontos para baixo.

No Centro-Oeste, ocorre o movimento inverso. Flávio chega a 44% no primeiro turno, contra 29% de Lula. Entre 21 e 28 de setembro, Flávio subiu oito pontos, enquanto Lula oscilou apenas um. Ao mesmo tempo, o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), que tem na região sua base eleitoral mais numerosa, caiu de 14% para 5%. 

A coincidência pode estar relacionada a um movimento de voto útil de eleitores de Caiado em direção a Flávio, mas os dados agregados, sozinhos, não permitem afirmar que essa tenha sido a origem dos votos.

No Sul, Flávio também amplia sua vantagem: aparece com 41%, contra 27% de Lula, no primeiro turno. No segundo turno, chega a 54% contra 29%. A região mantém, assim, um padrão distinto do Nordeste e do Norte, porém, mais próxima do Centro-Oeste, com vantagem mais larga para o candidato do PL.

O Sudeste é onde a disputa mais se aproxima. Lula avançou de 30% para 33% no primeiro turno, enquanto Flávio oscilou de 36% para 35%, reduzindo a diferença de seis para dois pontos. No segundo turno, Flávio tem 43% contra 37% de Lula - antes era 43% a 36%. O movimento é relevante porque o Sudeste concentra a maior parcela do eleitorado brasileiro.