Quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

TSE e aliados de Flávio Bolsonaro defendem resultado das eleições após carta com acusações de fraude

Política

TSE e aliados de Flávio Bolsonaro defendem resultado das eleições após carta com acusações de fraude

Senador se declarou “verdadeiro presidente eleito”, mas retirou a expressão do texto; aliados afirmam que resultado deve ser respeitado

TSE e aliados de Flávio Bolsonaro defendem resultado das eleições após carta com acusações de fraude

Foto: Charles Vieira/Divulgação

Por: Metro1 no dia 29 de outubro de 2026 às 07:45

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aliados de Flávio Bolsonaro (PL) defenderam o resultado das eleições após o senador divulgar uma carta em que alegou fraude no segundo turno, sem apresentar provas, e se declarou “o verdadeiro presidente eleito do Brasil”. Minutos depois, ele apagou a publicação e divulgou uma nova versão, na qual se definiu como “líder” do país.

O TSE afirmou que os dados das urnas podem ser consultados e auditados publicamente. O presidente da Corte, Kassio Nunes Marques, declarou que as eleições transcorreram dentro da normalidade e que o resultado foi apurado com segurança.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também defendeu o respeito ao resultado das urnas. Já o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio, afirmou que não é possível sustentar acusações de fraude sem provas.

O União Brasil, o Republicanos, o Podemos e o MDB também reconheceram o resultado eleitoral. Segundo dados oficiais do TSE, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o segundo turno com 51,79% dos votos válidos, contra 48,21% de Flávio, uma diferença de cerca de 4,4 milhões de votos.

Na carta, Flávio afirmou que está nos Estados Unidos com a família e que pretende liderar a oposição do exterior. Ele também questionou a prorrogação do horário de votação até as 19h, determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo dados do TSE citados pela CNN, 34.393 votos foram computados após as 17h, menos de 1% da diferença final entre os candidatos.