Política
Cassação de Cunha: parecer é lido no plenário da Câmara dos Deputados
O parecer aprovado no Conselho de Ética pela cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a decisão da Comissão de Constituição e Justiça que rejeitou o recurso do peemedebista foram lidos na tarde desta segunda-feira (8), no plenário da Câmara dos Deputados. [Leia mais...]
Foto: Lula Marques/Agência PT
O parecer aprovado no Conselho de Ética pela cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a decisão da Comissão de Constituição e Justiça que rejeitou o recurso do peemedebista foram lidos na tarde desta segunda-feira (8), no plenário da Câmara dos Deputados. A partir da leitura dos textos, começa a valer o prazo de duas sessões ordinárias para que o tema seja incluído na pauta de votação.
O dia em que o parecer será votado ainda deve ser definido após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reunir com líderes partidários nesta segunda-feira para agendar uma data. Para que Cunha tenha o seu mandato cassado, são necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício.
Ele é alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de que mentiu na CPI da Petrobras a respeito da existência de contas na Suíça em seu nome. Além do processo na Casa, Eduardo Cunha é alvo de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR), ele usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Petrobras.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.