Política

Candidata à prefeitura de Pojuca é condenada por plagiar jingle de Neto; ouça

A ex-deputada estadual e candidata à prefeitura da cidade de Pojuca Maria Luiza Laudano (PSL) e o concorrente a vice César Augusto foram condenados a retirar de suas campanhas em redes sociais um jingle que foi considerado plágio da música tema da campanha do prefeito ACM Neto (DEM), que concorre a sua reeleição em Salvador. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução /Facebook

Por Laura Lorenzo no dia 14 de Setembro de 2016 ⋅ 15:05

A ex-deputada estadual e candidata à prefeitura da cidade de Pojuca Maria Luiza Laudano (PSL) e o concorrente a vice César Augusto foram condenados a retirar de suas campanhas em redes sociais um jingle que foi considerado plágio da música tema da campanha do prefeito ACM Neto (DEM), que concorre a sua reeleição em Salvador. 

Em decisão liminar, o juiz Raimundo Cesar Ferreira da Costa, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns, determinou que  “os acionados se abstenham de veicular, por meio da internet, o anúncio político-partidário contendo a letra adaptada do jingle ‘É Neto Outra Vez’, imediatamente”. A pena para o descumprimento do decreto é uma multa de R$ 1 mil para cada dia de transgressão. 

O processo foi movido pela publicitária e autora da canção Ana Luisa Soares de Almeida. Na ação, ela apresentou a letra dos dois jingles, onde é possível ver que a música original foi apenas alterada em algumas partes para encaixar o nome da candidata do PSL, além de trazer um diferente intérprete da canção, que na campanha de Neto é o pagodeiro Léo Santana.

O irônico é que o próprio prefeito ACM Neto também foi acusado de plágio em sua própria campanha.  Após o lançamento de um GIF — imagens animadas — nas redes sociais do candidato, a cantora carioca Mahmundi, pseudônimo de Marcela Vale, acusou os responsáveis pela peça de plágio. A imagem utilizada na postagem de Neto com a frase "o prefeito de Claudia" foi retirada da capa do disco “Mahmundi” — indicado ao Prêmio APCA na categoria melhores discos de música brasileira de 2016.

Também por meio das redes sociais, a cantora comparou a imagem original com a reproduzida e cobrou mais respeito. “Mahmundi NA CAMPANHA ACM Neto, MAIS CONHECIDA COMO 'CLAUDIA' . Mais respeito com todos os profissionais envolvidos no trabalho desse disco, por favor”, afirmou. Questionado sobre o caso, o coordenador de marketing da campanha de Neto, Pascoal Gomes, admitiu o erro.

 

Ouça e compare as músicas:

 

Jingle de Maria Luiza Laudano:

 

 

Jingle de ACM Neto:

Notícias relacionadas

[Ação do DEM no STF pode tirar o mandato de 27 deputados]
Política

Ação do DEM no STF pode tirar o mandato de 27 deputados

Por Juliana Rodrigues no dia 16 de Dezembro de 2018 ⋅ 08:00 em Política

Processo que questiona as novas regras para a divisão de cadeiras remanescentes tem o potencial de rachar o Centrão, segundo a Coluna do Estadão