Gilmar Mendes diz que 'caixa 2 tem que ser desmistificado'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, em entrevista à BBC Brasil, disse que as empresas optam por doar recursos às campanhas por meio de caixa 2, porque querem evitar serem encontradas por outros políticos. [Leia mais...]
![Gilmar Mendes diz que 'caixa 2 tem que ser desmistificado' [Gilmar Mendes diz que 'caixa 2 tem que ser desmistificado']](https://www.metro1.com.br/noticias/31908,gilmar-mendes-diz-que-caixa-2-tem-que-ser-desmistificado-3.jpg)
Por Yasmin Garrido no dia 10 de Março de 2017 ⋅ 14:01
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, em entrevista à BBC Brasil, disse que as empresas optam por doar recursos às campanhas por meio de caixa 2, porque querem evitar serem encontradas por outros políticos.
"A princípio, para o candidato seria indiferente, seria até melhor que ele recebesse pelo caixa 1", reforçou. Caixa 2 é o nome dado à doação fora da contabilidade oficial da empresa. Durante entrevista, o ministro declarou ainda que o "caixa 2 tem que ser desmistificado.
Para o ministro, é uma atitude "absolutamente normal" candidatos ou dirigentes partidários pedirem recursos às empresas. Gilmar fez o comentário quando mencionou as acusações de que o presidente Michel Temer teria participado de um jantar com o empresário Marcelo Odebrecht e pedido a doação de R$ 10 milhões para campanhas do PMDB, por meio de caixa 2.