
Política
TSE arquiva pedido de registro do PL; Marcelo Nilo se diz tranquilo
Por não cumprir o número mínimo de assinaturas de apoio necessários para a homologação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu arquivar na última quinta-feira (6), o pedido de registro do Partido Liberal (PL). [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/Metropress
Por não cumprir o número mínimo de assinaturas de apoio necessários para a homologação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu arquivar na última quinta-feira (6), o pedido de registro do Partido Liberal (PL). De acordo com o jornal A Tarde, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, responsável pela criação do partido na Bahia, não vê problemas na decisão do TSE.
Já o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo no TSE, afirmou que, das 484 mil exigidas, o PL apresentou apenas 167.924 assinaturas sendo 67.924 consolidadas e 99.703 certificadas. Estas últimas aguardavam homologação nos cartórios. "Os requisitos legais para o registro partidário devem estar integralmente preenchidos no momento da formalização do pedido", declarou o ministro.
O pleno do TSE acompanhou a decisão do relator. Marcelo Nilo promete levar 22 mil assinaturas homologadas na próxima segunda-feira a Brasília. Embora tenha prometido, inicialmente, entregar 40 mil, Nilo diz que conseguirá apenas estas porque foi prejudicado pela greve dos servidores dos cartórios eleitorais. A Secretaria Estadual de Relações Institucionais havia se comprometido a ajudar na coleta de assinaturas, mas ficou só na promessa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.