Domingo, 20 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Em reunião no Senado, Rui e governadores do Nordeste pedem apoio em negociação com BNDES

Política

Em reunião no Senado, Rui e governadores do Nordeste pedem apoio em negociação com BNDES

O governador Rui Costa e os outros gestores dos estados do Nordeste apresentaram nesta quarta-feira (17), em reunião no Senado Federal com o presidente da Casa, Eunício Oliveira, a Carta de Salvador, elaborada durante o 8º Encontro dos Governadores do Nordeste, na última quinta-feira (11). [Leia mais...]

Em reunião no Senado, Rui e governadores do Nordeste pedem apoio em negociação com BNDES

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Por: Laura Lorenzo no dia 17 de maio de 2017 às 18:01

O governador Rui Costa e os outros gestores dos estados do Nordeste apresentaram nesta quarta-feira (17), em reunião no Senado Federal com o presidente da Casa, Eunício Oliveira, a Carta de Salvador, elaborada durante o 8º Encontro dos Governadores do Nordeste, na última quinta-feira (11).

Um dos assuntos discutidos no encontro foi o cumprimento da lei que estabeleceu a dilatação, com carência, do prazo para pagamento das dívidas refinanciadas pelos estados. Alegando falta de regulamentação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda não cumpriu os parâmetros fixados pela lei.

“Pedimos apoio do Senado para projetos de leis que foram votados e não estão sendo cumpridos, entre eles a renegociação das dívidas, em que o BNDES se recusa a cumprir a lei que foi votada aqui. De todo o volume de renegociação dos estados, o Nordeste ficou apenas com 6% e mesmo esses 6% o BNDES está se negando a fazer a negociação, descumprindo e afrontando a lei\', criticou Rui.

Outro ponto abordado no encontro foi a previdência complementar regional, que Rui sugeriu que se chamasse, agora, PrevNordeste. \'É uma forma de dividir os custos para ficar mais barato e possibilitar um ganho maior aos servidores. Ganham os servidores, que vão conseguir rentabilidade maior, e os estados, que passam a ter um custo de gestão diluído\', acrescentou o governador.

Ainda nesta quarta o grupo segue para a Câmara dos Deputados e encerra a agenda em Brasília em reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.