
Política
Cunha tenta levar investigação da Lava Jato para o STF; pedido é negado
O relator das investigações da Lava-Jato, o ministro Teori Zavascki, negou nesta quarta-feira (19) o pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que solicitou a retirada da Justiça Federal do Paraná uma ação penal que o envolve em irregularidades na Petrobras. [Leia mais...]

Foto: Foto: Antônio Cruz
O relator das investigações da Lava-Jato, o ministro Teori Zavascki, negou nesta quarta-feira (19) o pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que solicitou a retirada da Justiça Federal do Paraná uma ação penal que o envolve em irregularidades na Petrobras.
Cunha pretendia transferir para o Supremo Tribunal Federal a investigação de corrupção na contratação de navios-sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria Internacional da Petrobras. A defesa do presidente da Câmara usou como argumento que a Constituição Federal dá a parlamentares o direito ao foro privilegiado, devendo ser investigado pelo STF.
Em delação premiada, em 2015, Júlio Camargo negou o envolvimento de Cunha na corrupção da Petrobras. Mas nos últimos depoimentos, Camargo afirmou que o deputado recebeu US$ 5 milhões em propina. Vale lembrar que Cunha fez o pedido de trasferência da investigação para o STF antes da acusação do lobista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.