Política

Janot pede arquivamento de inquérito contra Renan, Jucá e Sarney

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que pedia a investigação dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney. [Leia mais...]

[Janot pede arquivamento de inquérito contra Renan, Jucá e Sarney]
Foto : Wilson Dias/Agência Brasil; Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Paloma Morais no dia 11 de Setembro de 2017 ⋅ 16:34

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que pedia a investigação dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney. O processo havia sido aberto pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, a pedido do próprio Janot, com base na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado, sobre suposta tentativa dos peemedebistas de atrapalhar a Lava Jato.

Em conteúdo de conversas gravadas por Sérgio Machado, Romero Jucá sugeriu a mudança do governo para viabilizar um pacto para "estancar a sangria" representada pela Lava Jato. Em 21 de julho, a Polícia Federal, em relatório conclusivo da investigação, ao Supremo Tribunal Federal, já havia afirmado que  não houve crime de obstrução pelos políticos, já que, de acordo com a PF, intenção não configura crime.

Notícias relacionadas