
Política
Maia critica Torquato e diz que ministro pode ter atrapalhado investigação do governo
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (1) que as declarações do ministro da Justiça, Torquato Jardim, sobre a existência de uma conexão entre o comando da Polícia Militar e o crime no Rio de Janeiro podem ter \"jogado fora\" todo o trabalho da força-tarefa entre o governo federal e estadual que estava sendo montada para atuar no estado. [Leia mais...]

Foto: Lula Marques/AGPT
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (1) que as declarações do ministro da Justiça, Torquato Jardim, sobre a existência de uma conexão entre o comando da Polícia Militar e o crime no Rio de Janeiro podem ter \"jogado fora\" todo o trabalho da força-tarefa entre o governo federal e estadual que estava sendo montada para atuar no estado.
Prestes a embarcar para Pisa, na Itália, Maia concedeu entrevista ao jornal O Globo que o ministro acusa sem provas e que, com isso, está possivelmente alertando os bandidos de que são alvo de uma investigação.
\"Acho que ele pode ter atrapalhado a força tarefa, porque tudo o que ele falou estaria sendo investigado, tem um trabalho que não é só do Ministério da Justiça e ele pode ter jogado tudo fora. Se há informação de que o governador não manda mais, que o secretário não manda mais, e que os bandidos estão comandando os batalhões, é preciso tomar uma providência. Ou o governo não sabe o que está falando, ou vai ter que intervir\", declarou Maia, apontando, no entanto, que mesmo que a solução fosse uma intervenção federal no estado, o governo Michel Temer não tem, neste momento, condições fiscais ou políticas para tanto. Ele cobrou do governo federal um posicionamento a respeito da situação do estado carioca.
\"Eu quero saber quais os próximos passos do governo em relação ao Rio. Eu não acho que o governo federal tenha as condições de fazer uma intervenção no Rio hoje. Para fazer intervenção num outro ente da federação na situação fiscal que o governo está não é simples, isso pode parar o Brasil. Nem as condições políticas\", afirma o parlamentar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.