Política

Prefeito de Itabuna é condenado por improbidade e tem direitos políticos suspensos

O prefeito da cidade de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), sofreu uma nova derrota. Desta vez, ele foi condenado por improbidade administrativa pela Justiça e teve os direitos políticos suspensos por três anos. [Leia mais...]

[Prefeito de Itabuna é condenado por improbidade e tem direitos políticos suspensos ]
Foto : Matheus Morais/ Metropress

Por Matheus Morais no dia 03 de Abril de 2018 ⋅ 09:40

O prefeito da cidade de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), sofreu uma nova derrota. Desta vez, ele foi condenado por improbidade administrativa pela Justiça e teve os direitos políticos suspensos por três anos. Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, o gestor está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou créditos pelos mesmos três anos.

O prefeito foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia por realizar contratação de servidor sem concurso durante o terceiro mandato no município, em 1997. A ação tramitava na 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna há mais de 13 anos e foi assinada pelo então promotor da cidade Márcio Fahel, que recentemente comandou o MP baiano.

Em 2015, Fernando Gomes foi condenado pela Justiça Federal por fraude em convênio para compra de ambulância e ficou inelegível por oito anos. Com uma liminar, disputou a eleição de 2016 e foi conduzido ao quarto mandato.

O MP-BA, então, pediu a cassação do mandato dele, que foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão da ministra Rosa Weber. O PDT, partido de Dr. Mangabeira, candidato derrotado por Gomes, recorreu.

Notícias relacionadas