Política
PGR arquiva representação contra entrevista de Gleisi à Al Jazeera
A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou o arquivamento da representação contra a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), contra uma entrevista feita por ela à rede de TV AL Jazeera, do governo do Catar. No depoimento, a petista comenta a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que ele é um "preso político". [Leia mais...]
Foto: Lula Marques/AGPT
A Procuradoria-Geral da República anunciou o arquivamento da representação contra a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), por uma entrevista concedida por ela à rede de TV Al Jazeera, do governo do Catar.
No depoimento, a petista comenta a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirma que ele é um "preso político". Segundo o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, “o que foi dito pela presidente do PT, senadora é um discurso político, em legítima manifestação de seu pensamento e de sua opinião".
"Sua manifestação não caracteriza conduta típica, punível e culpável, em nenhuma das inúmeras hipóteses veiculadas nas normas supra transcritas. Nem em qualquer outra norma”, escreveu o procurador, ao justificar o arquivamento.
A ação foi encaminhada à PGR pelo deputado Major Olímpio (PSL-SP), sob argumento de que a parlamentar teria cometido crime contra a segurança nacional. "Havendo prova de não ocorrência de qualquer fato típico, punível e culpável, por se estar em situação de exercício legítimo da liberdade de expressão e de pensamento, determino o arquivamento desta Notícia de Fato", completou Maia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.