Quarta-feira, 11 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Gilmar Mendes suspende ação penal contra Jacob Barata

Política

Gilmar Mendes suspende ação penal contra Jacob Barata

Ministro foi padrinho do casamento da filha de Barata, mas diz que não se considera impedido de julgar o caso do empresário

Gilmar Mendes suspende ação penal contra Jacob Barata

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Por: Clara Rellstab no dia 08 de agosto de 2018 às 11:40

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou ontem (7) a suspensão da ação penal que tramita na Justiça do Rio de Janeiro contra o empresário do ramo de transportes Jacob Barata Filho, que seria interrogado hoje (8) pelo juiz Marcelo Bretas.

O pedido de suspensão da ação penal foi feito pela defesa do empresário, investigado no âmbito da Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com a defesa, o processo deveria tramitar na 5ª Vara Federal, e não na 7ª Vara, chefiada por Bretas, que fixou a competência para relatar o caso após Barata ter sido preso em julho de 2017, quando tentava embarcar para Portugal com a família.

Frente aos argumentos apresentados pela defesa, o magistrado decidiu conceder a liminar para interromper a tramitação da ação penal até o julgamento de mérito (definitivo).

Gilmar foi padrinho do casamento da filha de Barata, mas diz que não se considera impedido de julgar o caso do empresário.