Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Maluf busca apoio para tentar evitar cassação de mandato na Câmara

Política

Maluf busca apoio para tentar evitar cassação de mandato na Câmara

Na semana passada, um pedido de vista apresentado pelos deputados André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) adiou discussão

Maluf busca apoio para tentar evitar cassação de mandato na Câmara

Foto: Thyago Marcel/Câmara dos Deputados

Por: Matheus Simoni no dia 13 de agosto de 2018 às 16:20

O deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP), que cumpre prisão domiciliar em São Paulo após ser condenado por lavagem de dinheiro, tem feito pedidos a interlocutores para que tentem arrastar por "pelo menos 15 dias" a palavra final sobre a perda do mandato. Segundo a jornalista Andreia Sadi, colunista do portal G1, a manobra tem como objetivo adiar a discussão do tema na Casa.

Na semana passada, um pedido de vista apresentado pelos deputados André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) levou a Mesa Diretora a não pautar o tema. Aliados do ex-prefeito paulistano argumentaram que é necessário mais tempo para colher informações sobre a condenação imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em dezembro, o ministro Edson Fachin determinou que a Mesa Diretora decretasse a perda de mandato de Maluf. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ficou de conversar com a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, para pedir que uma ação da Câmara sobre o assunto. Uma reunião do colegiado está marcada para amanhã (14).