
Política
Haddad cobra registro de Lula baseado na ONU e diz que governadores ‘têm luz própria’
“Brasil internalizou essas regras da ONU no seu ordenamento jurídico e não pode fingir que não fez”, avalia vice petista

Foto: Fotos: Ulisses Dumas/ Divulgação
Candidato a vice-presidente na chapa registrada com Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça, o também petista Fernando Haddad cobrou a validação do registro do companheiro pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base no pedido da Organização das Nações Unidas.
“Primeiro que eu sou candidato a vice, segundo que semana passada a ONU emitiu um requerimento ao Brasil, não uma recomendação, como veicularam, que registra a candidatura do presidente Lula na corrida presidencial. Isso não é pouca coisa, temos o bom senso de não romper protocolos internacionais. Nesse aspecto, nem protocolo é. É uma convenção que foi tornada lei pelo Congresso Nacional do Brasil. O Brasil internalizou essas regras da ONU no seu ordenamento jurídico e não pode fingir que não fez, não dar satisfação à comunidade internacional. Vamos aguardar o desfecho disso no TSE”, pontuou o ex-prefeito de São Paulo, em entrevista coletiva em Salvador.
Para Haddad, os adversários contam com o impedimento da candidatura de Lula por “desespero”. “Lula é uma liderança de tal magnitude que ele vem crescendo nas pesquisas. Na pesquisa divulgada ontem ele teve um avanço de 5 pontos porcentuais – tem candidato que nem tem isso. A situação do outro lado é desesperadora, eu diria, porque o Lula é o candidato de maior preferência. Está dois ou três pontos de ganhar no primeiro turno, tem o melhor plano do governo para tirar o país da crise, nós temos um caminho que é seguir o direito internacional, e estamos na expectativa que isso possa acontecer. Esse é o desejo nosso”, disse.
Sobre a possibilidade de o registro ser interditado, o petista aposta que o fato não levaria problema às campanhas estaduais, como a tentativa de reeleição de Rui Costa na Bahia. “Felizmente, os nossos governadores têm luz própria. Estamos no quarto governo na Bahia, três eleições ganhas no primeiro turno. Falo com toda humildade: todas as pesquisas indicam forte apoio ao governo Rui Costa na Bahia, que inclusive inspirou parte do plano de governo de Lula”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.