
Política
‘Brasil vai virar republiqueta de banana de 5ª categoria?’, diz Rui após ONU pedir registro de Lula
Governador diz que o país “está diante de uma situação: vai seguir ou não a recomendação da ONU?”

Foto: Ulisses Dumas/ Divulgação
Assim como o postulante a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, o governador Rui Costa exigiu que o Tribunal Superior Eleitoral reconheça o requerimento da Organização das Nações Unidas, que pede o deferimento da candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. O petista cobrou ainda um posicionamento diferente dos veículos de comunicação ao tratar do assunto.
“O Brasil espera, a ONU espera. O mundo inteiro acompanha o Brasil. Normalmente, a imprensa nacional, quando tinha uma recomendação da ONU contra a Venezuela, contra outros países, tratava como países ditatoriais, que não respeitavam os direitos humanos. A imprensa sempre botou esses países como à margem da lei e do respeito do direito internacional. Agora, o Brasil está diante de uma situação: vai seguir ou não a recomendação da ONU? O Brasil vai virar uma republiqueta de banana de quinta categoria?”, indagou.
De acordo com o chefe do Executivo baiano, o eleitor tem “dificuldade de entender porque Lula não é candidato. “O crescimento dele na pesquisa pode ser lido de outra forma: o povo não aceita essa perseguição que estão fazendo contra Lula. O povo está convencido de que a Justiça ou algum juiz está perseguindo politicamente o ex-presidente da República. E o que está sendo cometido com ele é uma absoluta injustiça. A declaração no voto em Lula não é só na pessoa física do Lula, é o que Lula representa. O povo está com saudade do período de 2003 a 2013, quando o Brasil cresceu, gerou empregos, criou casa. Melhorou a vida do país”, avaliou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.