Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Justiça proíbe ACM Neto de alegar falta de ajuda do governo do Estado

Política

Justiça proíbe ACM Neto de alegar falta de ajuda do governo do Estado

Juíza Ana Conceição Barbuda decidiu que propaganda eleitoral contém "inverdade flagrante"; peça tem que ser suspensa, sob pena de multa de R$ 10 mil

Justiça proíbe ACM Neto de alegar falta de ajuda do governo do Estado

Foto: Manu Dias/GOVBA

Por: Matheus Simoni/Rodrigo Daniel Silva no dia 21 de setembro de 2018 às 15:00

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) proibiu que o prefeito ACM Neto (DEM) se manifeste durante a campanha do candidato a governador José Ronaldo (DEM) com a afirmação de que a gestão estadual não ajudou a Prefeitura de Salvador. A decisão, obtida pelo Metro1, é da juíza Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira.

De acordo com a magistrada, a afirmação feita pelo democrata durante a propaganda eleitoral contém uma "inverdade flagrante", "contra a qual não se pode instalar qualquer controvérsia, frente ao contexto das demais provas carreadas aos autos e não se pode ser considerada uma força de expressão em razão da sua participação cooperadora no processo eleitoral que se instaura na disputa majoritaria (governo), no qual o apoiado é  uma das figuras de maior representatividade do Estado, vez que Prefeito do Município de Salvador".

A juíza ainda argumenta que foram feitas diversas obras públicas pelo governo do Estado na capital, que contribuíram para os investimentos na cidade. "Ressalte-se que o contexto em que a frase foi dita (“sem NENHUMA ajuda do Governo do Estado”), emite a mensagem de que nenhum centavo de recursos estaduais foram alocados em obras que beneficiassem o Município de Salvador, o que tudo indica que não é verdade", declara.

A decisão da magistrada suspende a veiculação da peça publicitária. Em caso de descumprimento, a chapa da oposição terá que pagar R$ 10 mil. 

Outro lado – Em nota, o prefeito considerou a decisão "equivocada". “Trata-se de uma censura inaceitável e com certeza o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irá rever essa decisão nas próximas horas”, afirou Neto.

Segundo o democrata, o governo "nunca fez à prefeitura os repasses de verbas a que a capital baiana tinha direito", e a juíza atribuiu ao Estado as obras do metrô, "que na verdade foram custeadas pelo governo federal".

“Trata-se, portanto, de uma lógica enviesada através da qual, por exemplo, o governador Rui Costa deveria ser banido de seu próprio programa eleitoral, já que vive dizendo que o governo Temer  persegue o estado da Bahia, mesmo tendo o governador concluído as obras do metrô com dinheiro da União”, disse ACM Neto.