Política
Equipe de Marina barra aproximação com Ciro
Na última pesquisa Ibope, Ciro está em terceiro lugar, com 11%, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), com 31%, e Fernando Haddad (PT), com 21%
Foto: Thays Cabette
Com a queda da candidata da Rede à Presidência nas eleições 2018, Marina Silva, nas pesquisas, parte dos apoiadores tentou articular uma aproximação com Ciro Gomes (PDT), mas a proposta foi vetada pela coordenação-geral de campanha, antes mesmo de chegar à ex-ministra.
Na última pesquisa Ibope, Ciro está em terceiro lugar, com 11%, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), com 31%, e Fernando Haddad (PT), com 21%. Marina oscilou de 6% para 4%.
Os integrantes do partido que fizeram a articulação pela aproximação entre Ciro e Marina acreditavam que ela “sairia maior” com o gesto. A ex-ministra, conforme a avaliação, demonstraria coerência com o discurso contra a polarização e pelo futuro do país ao apoiar um nome mais competitivo.
O posicionamento em favor de Ciro também levaria em conta outro cálculo: evitar que Marina tenha de se posicionar em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. Em 2014, ela optou por apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) e até hoje costuma ser cobrada por isso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.