Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

PGR diz ao STF que Lula não pode conceder entrevistas na prisão

"O fato é que ele [Lula] é um detento em pleno cumprimento de pena e não um comentarista de política", afirmou Dodge

PGR diz ao STF que Lula não pode conceder entrevistas na prisão

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Por: Metro1 no dia 20 de outubro de 2018 às 10:00

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pedido feito pelos jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, e Florestan Fernandes para entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da prisão. Ela ressaltou a importância da liberdade de imprensa, mas que a condenação de presos tem como um dos objetivos o cumprimento da pena "com discrição e sobriedade".

"O fato é que ele [Lula] é um detento em pleno cumprimento de pena e não um comentarista de política", afirmou Dodge. Preso desde abril, Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão em Curitiba pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O pedido de entrevista a Lula provocou uma crise interna no STF e uma guerra de liminares sobre a possibilidade ser concedida aos jornalistas. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, suspendeu decisões de Ricardo Lewandowski, que havia liberado a fala do petista, até que o plenário trate do caso. Ministros avaliam que uma entrevista poderia tumultuar o cenário eleitoral.