Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Zé Ronaldo reúne deputados e quer ser o principal interlocutor de Bolsonaro na Bahia

Política

Zé Ronaldo reúne deputados e quer ser o principal interlocutor de Bolsonaro na Bahia

ACM Neto e Zé Ronaldo estão desgastados e a relação dos dois, segundo aliados, é "péssima"

Zé Ronaldo reúne deputados e quer ser o principal interlocutor de Bolsonaro na Bahia

Foto: Angelo Pontes / Divulgação

Por: Rodrigo Daniel Silva / Alexandre Galvão no dia 24 de outubro de 2018 às 12:14

Atualizado: no dia 28 de fevereiro de 2024 às 16:14

O ex-prefeito de Feira de Santana e ex-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), reuniu, ontem (23), a bancada de deputados estaduais e federais eleitos para um almoço no Restaurante Bargaço, em Salvador.

No encontro, segundo apurou o Metro1, Zé Ronaldo foi lançado candidato a presidente do DEM na Bahia pelo deputado federal Arthur Maia (DEM). Hoje, o partido é comando no estado pelo parlamentar José Carlos Aleluia, que não conseguiu a recondução.

De acordo com aliados, a ideia agrada o ex-gestor feirense, que observa no cargo uma forma de se manter no cenário político e projetar uma candidatura para 2022. Neste cenário, Aleluia tem sido cotado para chefiar um instituto ou ocupar um posto no DEM nacional.

Na eleição, os deputados estaduais ficaram chateados com Aleluia por destinar parte dos recursos da sigla para a campanha do filho, o vereador Alexandre Aleluia (DEM),e não distribuir para outros candidatos. O parlamentar, no entanto, nega a informação.

Parte dos correligionários do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), viu na atitude de Zé Ronaldo de reunir a bancada uma tentativa de tomar a liderança na oposição, já que o democrata soteropolitano ficou desgastado no grupo ao não ser postulante ao Palácio de Ondina na eleição deste ano. Neto e Ronaldo estão desgastados e a relação dos dois, segundo aliados, é "péssima"

A relação do prefeito com Zé Ronaldo não anda boa desde que o feirense anunciou apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no debate da TV Bahia. Isto porque Neto era apoiador da candidatura presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) e viu como "deslealdade" a atitude do aliado

Nos bastidores, especula-se que há uma aproximação do ex-prefeito com o PSL, partido de Bolsonaro. A ideia, cultivada principalmente pela deputada federal eleita Dayane Pimentel (PSL), é que o ex-gestor feirense seja interlocutor de Bolsonaro no estado. 

Ronaldo e Dayane têm feito atividades de campanha para o capitão da reserva pela Bahia. A deputada, na eleição, contou  com a ajuda de Ronaldo e do atual prefeito de Feira, Colbert Martins (MDB), para angariar votos. 

Ao Metro1, Zé Ronaldo disse, no entanto, que o "objetivo é continuar no DEM". "Foi um almoço apenas para agradecer aos deputados pela ajuda na campanha. Foi só para agradecimento", assegurou.