Política

Toffoli diz ser contrário à regulamentação do lobby

Para o presidente do STF, a oficialização da prática "só vai criar mais burocracia e vai excluir aqueles mais pobres no acesso ao Estado e ao serviço do Estado"

[Toffoli diz ser contrário à regulamentação do lobby ]
Foto : José Cruz / Agência Brasil

Por Daniel Brito no dia 29 de Novembro de 2018 ⋅ 16:40

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse hoje (29) ser contrário à regulamentação da prática do lobby, a representação de interesses privados junto ao poder público, no Brasil. Segundo ele, a oficialização “só vai criar mais burocracia e vai excluir aqueles mais pobres no acesso ao Estado e ao serviço do Estado”. 

Ao participar de um seminário sobre a desburocratização do Poder Judiciário em Brasília, Toffoli afirmou que a burocracia faz parte da cultura brasileira, e defendeu a transparência como ferramenta para obter resultados positivos entre Estado e cidadão. 

"O Estado tem que interagir com a sociedade de maneira direta e transparente. O que traz resultados positivos é a transparência e o acesso público e direto na relação sociedade/cidadão com o poder público", disse. 

A pauta é discutida no Congresso há décadas, mas projetos que estabelecem regras claras para o lobby dificilmente avançam. Membros do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, como o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, se posicionam a favor da regulamentação.
 

Notícias relacionadas

[PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido]
Política

PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido

Por Metro1 no dia 15 de Outubro de 2019 ⋅ 18:44 em Política

Sigla destaca que é a única com 98% de votações favoráveis ao governo federal e que não compactua com eventuais desgastes