Política

Bolsonaro diz que índios em reservas são como animais em zoológicos

"O índio é um ser humano igualzinho a nós", disse o presidente eleito

[Bolsonaro diz que índios em reservas são como animais em zoológicos]
Foto : Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por Daniel Brito no dia 30 de Novembro de 2018 ⋅ 18:15

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou hoje (30), durante agenda de compromissos na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, que manter índios em reservas demarcadas é “tratá-los como animais em zoológicos”.

“O índio é um ser humano igualzinho a nós. Querem o que nós queremos, e não podemos usar o índio, que ainda está em situação inferior a nós, para demarcar essa enormidade de terras, que no meu entender poderão ser, sim, de acordo com a determinação da ONU, novos países no futuro”, disse. 

"Ninguém quer maltratar o índio. Agora, veja, na Bolívia temos um índio que é presidente. Por que no Brasil temos que mantê-los reclusos em reservas, como se fossem animais em zoológicos?", acrescentou.

A declaração de Bolsonaro veio após ele responder, em entrevista coletiva, a uma pergunta de um jornalista sobre a capacidade do futuro governo de reduzir o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa, metas do Acordo de Paris. 

Assinado por 195 países, o acordo visa reduzir o aquecimento global. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro ameaçou retirar o Brasil do compromisso acordo por considerar que ele afeta a soberania nacional.
 

Notícias relacionadas

[Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA]
Política

Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA

Por Juliana Almirante no dia 23 de Outubro de 2019 ⋅ 07:40 em Política

No entanto, o terceiro filho do presidente negou que a conquista da liderança do PSL na Câmara Federal tenha sido o fator determinante para a decisão