Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Ação do DEM no STF pode tirar o mandato de 27 deputados

Processo que questiona as novas regras para a divisão de cadeiras remanescentes tem o potencial de rachar o Centrão, segundo a Coluna do Estadão

Ação do DEM no STF pode tirar o mandato de 27 deputados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 16 de dezembro de 2018 às 08:00

Uma ação movida pelo DEM no Supremo Tribunal Federal (STF) pode enfraquecer a aliança do Centrão. De acordo com a Coluna do Estadão, o processo, que questiona as novas regras sobre a divisão de cadeiras remanescentes na Câmara, pode fazer com que 27 deputados federais eleitos em outubro percam a vaga para outros candidatos. O regulamento foi aprovado na minirreforma eleitoral.

Caso as regras sejam derrubadas, o DEM sobe de 29 para 30 deputados, enquanto o PRB passa de 30 para 32. No entanto, um dos líderes do Centrão, o deputado Paulinho da Força (SD-SP), perderia o mandato para Douglas Belchior (PSOL-SP). As duas maiores bancadas da nova legislatura, PT e PSL, também poderão perder duas vagas cada uma.

O desejo do DEM era que o assunto tivesse sido resolvido antes das eleições. Agora, a legenda acredita que mesmo que o STF derrube o novo critério, pode determinar sua validade a partir do próximo pleito.