Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Empresário crítico da 'indústria da multa' assume Secretaria da Pesca do Ministério da Agricultura

Política

Empresário crítico da 'indústria da multa' assume Secretaria da Pesca do Ministério da Agricultura

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que sete secretarias, que estavam distribuídas pela Esplanada, vão integrar a pasta

Empresário crítico da 'indústria da multa' assume Secretaria da Pesca do Ministério da Agricultura

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 18 de dezembro de 2018 às 17:00

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou hoje (18) que sete secretarias, que estavam distribuídas pela Esplanada, vão integrar a pasta.

Para a Secretaria de Aquicultura e Pesca, foi escolhido o nome do empresário do setor, Jorge Seif. Filiado ao PSL, Seif já criticou, assim como o presidente eleito, Jair Bolsonaro, a "indústria de multas ambientais". "Quando lançamos redes e linhas ao mar, não há como advertir espécies protegidas. Verdadeiro crime é tratar alimento são e fresco como lixo", afirmou o empresário.

Como já havia sido informado por Bolsonaro, a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários vai ficar a cargo do ruralista Luiz Antônio Nabhan Garcia.

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo vai ficar sob a gestão do engenheiro florestal Fernando Henrique Kohlmann Schwanke. Ele é superintendente regional da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais em Santa Catarina.

O engenheiro agrônomo Eduardo Sampaio Marques vai ser secretário de Política Agrícola. Ele trabalha na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura desde agosto de 2017.

A secretaria de Comércio e Relações Internacionais vai ficar com o diplomata Orlando Leite Ribeiro. Desde dezembro de 2016, o embaixador é diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores.

Outro funcionário da pasta, o engenheiro agrônomo José Guilherme Tollstadius Leal comandara a Secretaria de Defesa Sanitária.

Ainda foi criada uma Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, cujo titular não foi informado.