Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moro convida para governo general que flexibilizou regras para atiradores

Política

Moro convida para governo general que flexibilizou regras para atiradores

Ele foi indicado pelo futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

Moro convida para governo general que flexibilizou regras para atiradores

Foto: Heider Betcel/FIEAM

Por: Matheus Simoni no dia 19 de dezembro de 2018 às 11:00

O general da reserva Guilherme Theophilo, que vai integrar o governo de Jair Bolsonaro, flexibilizou, enquanto era chefe do Comando Logístico do Exército, regras destinadas à categoria, que ao lado de caçadores e colecionadores de arma de fogo são conhecidos pela sigla CAC, atendendo à demanda dos atiradores desportivos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo hoje (19).

Ele foi indicado pelo futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma portaria de 2017 assinada por Theophilo deu permissão para o grupo andar com uma arma municiada do local de guarda ao local de treino ou competição, o chamado porte de trânsito.

Na mesma portaria, o general afrouxou as exigências para os atiradores desportivos do nível de habilidade mais baixo comprovarem, após obter o registro, participação periódica em treinamentos ou competições, colocando como regra apenas "declaração de próprio punho". As medidas são criticadas por entidades e estudiosos que defendem um controle mais rigoroso das armas de fogo como forma de combater a violência no país.