Política

Bolsonaro anuncia aumento de IOF

A medida tem como objetivo compensar incentivos fiscais

[Bolsonaro anuncia aumento de IOF]
Foto : Wilson Dias/Agência Brasil

Por Marina Hortélio no dia 04 de Janeiro de 2019 ⋅ 14:40

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (4) o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Sem revelar o porcentual da mudança, o mandatário disse que a alteração vai compensar a prorrogação de incentivos fiscais para empresas das áreas da Sudam (Amazônia) e da Sudene (Nordeste). 

Apesar da medida, a qual ele afirma que foi obrigado a tomar, Bolsonaro disse que o seu governo não vai aumentar mais impostos.

"Foi assinado um decreto nesse sentido, mas para quem tem aplicações aí fora, para poder cumprir exigência de um projeto aprovado, tido como pauta bomba, contra nossa vontade", afirmou Bolsonaro. "Se sanciono sem isso, vou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (...) É um valor mínimo [a elevação do imposto], uma fração, não tenho certeza valor", completou o chefe de estado.

No governo Temer, a equipe econômica havia recomendado o veto integral da prorrogação dos incentivos fiscais para empresas da Sudam e Sudene devido ao impacto nas contas.

Notícias relacionadas

[Sem acordo, CCJ adia mais uma vez reforma da Previdência]
Política

Sem acordo, CCJ adia mais uma vez reforma da Previdência

Por Alexandre Galvão no dia 17 de Abril de 2019 ⋅ 12:48 em Política

A proposta enviada ao parlamento em fevereiro pelo governo Jair Bolsonaro é considerada crucial pela equipe econômica para a recuperação das contas públicas