Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Para fugir de crise no PSL, clã Bolsonaro estuda migrar para nova UDN

Política

Para fugir de crise no PSL, clã Bolsonaro estuda migrar para nova UDN

Em fase de criação, partido já tem 380 mil das 497 mil assinaturas necessárias para a homologação

Para fugir de crise no PSL, clã Bolsonaro estuda migrar para nova UDN

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de fevereiro de 2019 às 13:00

Em meio à crise no PSL por causa das suspeitas de desvio de verba pública através de candidaturas "laranjas" nas eleições de 2018, os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) negociam a possibilidade de migrar para um novo partido, que está em fase final de criação e tem o objetivo de reeditar a antiga União Democrática Nacional (UDN), principal representante da direita nos anos 1950 e 1960 no país.

De acordo com fontes ouvidas pelo portal Terra, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se reuniu na semana passada em Brasília com dirigentes da sigla para tratar do assunto. Ele tem urgência em levar adiante o projeto e é apoiado pelo irmão, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Com a mudança, a família Bolsonaro buscaria preservar seu capital eleitoral diante do desgaste do PSL.

A nova sigla também seria uma realização do projeto político de reunir lideranças da direita nacional associadas com o liberalismo econômico e com a pauta nacionalista e conservadora, defendida pelo clã Bolsonaro. 

Segundo o dirigente da nova UDN, o capixaba Marcus Alves de Souza, apoiadores já reuniram 380 mil das 497 mil assinaturas necessárias para a homologação da legenda. O partido já tem CNPJ e diretórios em nove Estados, como exige a legislação eleitoral para a homologação.