Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Supremo fica em alerta com delação que pode atingir ministro do STF

Política

Supremo fica em alerta com delação que pode atingir ministro do STF

Assessor de ministro teria sido receptor de propina para ajudar a influenciar uma decisão judicial

Supremo fica em alerta com delação que pode atingir ministro do STF

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Por: Matheus Simoni no dia 22 de março de 2019 às 09:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) entrou em alerta e voltou as atenções aos rumores de que uma delação premiada pode atingir, ainda que indiretamente, o ministro Luiz Fux. Segundo a revista Veja, a existência de um anexo na delação do empresário Jacob Barata, conhecido como o "rei do ônibus" do Rio de Janeiro, apontam envolvimento de um ex-assessor do membro da Corte.

A publicação afirma que ele teria sido o destinatário de uma propina de milhões de reais para ajudar a influenciar uma decisão judicial. Informação da Veja dão conta de que Barata diz que, em 2011, ouviu do então presidente do conselho da Fretranspor, José Carlos Lavouras, que precisava retirar dinheiro do caixa para repassar a um assessor do ministro.

A propina seria paga para influenciar uma decisão judicial. Ainda segundo a publicação, o funcionário que teria recebido o pagamento, José Antônio Nicolao Salvador, foi demitido do gabinete de Fux em 2016 porque, segundo o ministro disse à revista, parecia ostentar um padrão de vida superior ao que seu salário permitia.