Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Servidores do Meio Ambiente criticam ministro em carta aberta à sociedade

Política

Servidores do Meio Ambiente criticam ministro em carta aberta à sociedade

Eles alegam que Ricardo Salles tem atacado e difamado publicamente os servidores do ICMBio

Servidores do Meio Ambiente criticam ministro em carta aberta à sociedade

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 18 de abril de 2019 às 10:20

Os servidores do Ministério do Meio Ambiente publicaram, na noite de ontem (17), uma carta aberta com críticas ao ministro Ricardo Salles. Segundo o site Congresso em Foco, no documento, eles afirmam que Salles "vem, reiteradamente, atacando e difamando o corpo de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) através de publicações em redes sociais".

Além disso, há críticas às declarações dadas pelo titular da pasta à imprensa, segundo eles, baseadas "em impressões superficiais após visitas fortuitas a unidades de conservação". Os servidores se dizem "preocupados" e "indignados" com a postura de Ricardo Salles.

Representados pela sua associação, a Ascema Nacional, os servidores decidiram divulgar a carta após um evento ocorrido no dia 13 de abril no Parque Nacional de Lagoa dos Peixes, RS, quando o ministro ameaçou, em público, abrir processo disciplinar administrativo contra todos os funcionários do ICMbio por não terem comparecido a uma reunião com entre ele, políticos locais e a comunidade.

A situação levou ao pedido de demissão do então presidente do Instituto, Adalberto Eberhard, que estava no evento. Ele foi substituído pelo atual comandante da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, coronel Homero de Giorge de Cerqueira.