Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo aceita alterar pontos da reforma da Previdência para aprovar texto na CCJ

Política

Governo aceita alterar pontos da reforma da Previdência para aprovar texto na CCJ

Outros tópicos, como mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria de trabalhadores rurais, serão discutidos na próxima fase de tramitação

Governo aceita alterar pontos da reforma da Previdência para aprovar texto na CCJ

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 22 de abril de 2019 às 11:40

Depois de pressões e negociações com partidos do Centrão, a equipe do presidente Jair Bolsonaro aceitou retirar quatro pontos da proposta de emenda constitucional (PEC) da Reforma da Previdência, que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Segundo o blog de Valdo Cruz, no G1, com as modificações, o Planalto quer tentar aprovar a PEC já nesta terça-feira (23).

O governo admite mexer na obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40% da rescisão contratual; na definição do foro de Brasília para qualquer tipo de ação judicial sobre questões previdenciárias da reforma; na retirada da definição de aposentadoria compulsória da Constituição; e no ponto que estabelece que qualquer alteração nas regras da Previdência está apenas nas mãos do Executivo federal.

Outros tópicos, como mudanças em itens como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria de trabalhadores rurais, ficariam apenas para a segunda fase da tramitação do texto. O relator do parecer de admissibilidade na CCJ da Câmara, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), deve redigir novo parecer, incluindo os ajustes negociados com o Centrão.