Quarta-feira, 19 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui cobra retirada de pontos da reforma da Previdência para 'ajudar' na negociação 

Política

Rui cobra retirada de pontos da reforma da Previdência para 'ajudar' na negociação 

Governador critica itens da PEC como modelo de capitalização e as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Rui cobra retirada de pontos da reforma da Previdência para 'ajudar' na negociação 

Foto: Reprodução/ Band

Por: Juliana Almirante no dia 29 de abril de 2019 às 09:00

O governador Rui Costa (PT) afirmou, durante entrevista ao Canal Livre, da Band, na madrugada de hoje (29), que se o governo retirar da PEC da Reforma da Previdência quatro pontos que são rejeitados em documento pelos governadores do Nordeste, o grupo deve ajudar no processo de negociação no Congresso.  

"Eu já tenho dito explicitamente que, se retirados (os quatro pontos) - inclusive eu tenho manifestado minha opinião-, que haveria o ingresso dos governadores e das lideranças nesse processo. Era melhor retitar formalmente esse 4 pontos porque facitiaria a entrada do conjunto das lidernaças. Enquanto não for retirado, inibe participação de muitos que queriam etrar para ajudar no processo de negociação", afirmou. 

Ele defende que se mantenha na Constituição o direito previdenciário e também que se retirem: o modelo de capitalização, além das mudanças para o trabalhador rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Presidência

O governador ainda preferiu não se colocar como uma opção do PT para a candidatura à presidência da República:  "Sou candidato a continuar trabalhando pelo povo da Bahia, pelo povo do Nordeste e candidato a continuar ajudando o país".

Questionado pelos jornalistas se seria uma espécie de "salvador" da sigla, ele rejeitou o estigma. "O PT não precisa de salvador. Não acredito em salvador, que uma pessoa ou um partido vai salvar o Brasil. Acredito que as instituições e o povo basileiro que vão salvar o Brasil, mudando a forma de fazer política", defendeu. 
 

Leia mais:

Reforma da previdência: como votam os deputados da Bahia?