Quinta-feira, 17 de junho de 2021

Política

Em carta, governadores do Nordeste cobram respostas da União

Governador da Bahia em exercício, João Leão (PP) esteve presente no encontro

Em carta, governadores do Nordeste cobram respostas da União

Foto: Carolina Antunes/PR

Por: Matheus Simoni no dia 09 de maio de 2019 às 18:40

Nove governadores nordestinos entregaram uma carta após uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, hoje (9), onde cobram ações federais na área de educação e da retomada de obras. O governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), esteve presente no encontro. Um dos pontos do documento é a manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que hoje, nas palavras dos governadores, se acabar, trava a educação em todo país. Conforme as regras em vigor, o fundo tem previsão de ser encerrado neste ano. 

Além da manutenção e expansão do Fundeb, os gestores do Nordeste querem que a União equacione a dívida com os Estados provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e cobram a revisão do corte no orçamento das universidades e institutos federais. Na carta, os gestores pedem ainda a retomada de obras rodoviárias, obras hídricas e habitacionais. Pelo texto, a ação impulsionará "o crescimento econômico e a geração de empregos".

Uma das pautas da reunião foi o Plano Mansueto, medida que o governo federal promete lançar nos próximos dias. Com esse plano de recuperação fiscal, a expectativa é que os estados sejam liberados para tomar financiamento nacional e internacional, o que, no caso da Bahia, com histórica comprovação de ente bom pagador, potencializará novas obras estaduais. 

Em carta, governadores do Nordeste cobram respostas da União - Metro 1