Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Política

Movimento negro protesta em sessão que faz homenagem à Lei Áurea

Data não é comemorada pelo movimento por conta do tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no país

Movimento negro protesta em sessão que faz homenagem à Lei Áurea

Foto: Laycer Tomaz/ Agência Câmara

Por: Juliana Almirante no dia 14 de maio de 2019 às 12:35

Integrantes do movimento negro foram ao plenário da Câmara dos Deputados no final da manhã de hoje (14), durante sessão solene em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea. 

A sessão foi proposta pelos deputados federais Eduardo Bolsonaro e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, do PSL de São Paulo. 

"Há 131 anos, minha trisavó, Princesa Isabel do Brasil, assinou a Lei Áurea, que decretou a libertação dos escravos no país. Convido a todos para uma sessão solene que prestará homenagem”, tuitou o deputado herdeiro, com imagem do convite.

A data em que oficialmente foi decretado o fim da escravidão no Brasil, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro, por conta do tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no país.