Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Juventude do PT critica Rui por defesa de mensalidade em universidades

Política

Juventude do PT critica Rui por defesa de mensalidade em universidades

De acordo com setor do PT, governador ignora posições históricas do seu partido

Juventude do PT critica Rui por defesa de mensalidade em universidades

Foto: Alexandre Galvão/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 21 de maio de 2019 às 12:20

A Juventude do PT Nacional publicou uma nota nas redes sociais em que critica o governador Rui Costa (PT) após as declarações a favor da cobrança de mensalidades em universidades públicas a estudantes que já tenham custeado educação privada. 

"É com espanto que a Juventude do PT e o conjunto da militância petista recebem a notícia de que o governador Rui Costa, em um almoço com jornalista, declarou que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade 'das pessoas que podem'. Rui Costa ignora as posições históricas do seu partido e os avanços proporcionados pela política de cotas nas universidades da Bahia e do Brasil", afirma o comunicado.

Citando levantamento da Andifes, a juventude petista diz que o governador "parece desconhecer" que as pessoas de baixa renda são maioria nas universidades, "numa realidade completamente distinta do que diz o clichê da direita neoliberal com quem faz coro".

"Alertamos ao governador Rui Costa que antes de qualquer declaração, sendo ele do PT, observe a larga contribuição histórica que o nosso partido construiu desde Paulo Freire, nosso fundador e patrono da educação brasileira, tão combatido pelos conservadores e fascistas que se apossaram do poder", declara a nota, que ainda convida Rui para debater "uma saída para a crise de financiamento estabelecida pelas políticas recessivas de Temer e Bolsonaro".