Política

Juventude do PT critica Rui por defesa de mensalidade em universidades

De acordo com setor do PT, governador ignora posições históricas do seu partido

[Juventude do PT critica Rui por defesa de mensalidade em universidades]
Foto : Alexandre Galvão/ Metropress

Por Juliana Almirante no dia 21 de Maio de 2019 ⋅ 12:20

A Juventude do PT Nacional publicou uma nota nas redes sociais em que critica o governador Rui Costa (PT) após as declarações a favor da cobrança de mensalidades em universidades públicas a estudantes que já tenham custeado educação privada. 

"É com espanto que a Juventude do PT e o conjunto da militância petista recebem a notícia de que o governador Rui Costa, em um almoço com jornalista, declarou que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade 'das pessoas que podem'. Rui Costa ignora as posições históricas do seu partido e os avanços proporcionados pela política de cotas nas universidades da Bahia e do Brasil", afirma o comunicado.

Citando levantamento da Andifes, a juventude petista diz que o governador "parece desconhecer" que as pessoas de baixa renda são maioria nas universidades, "numa realidade completamente distinta do que diz o clichê da direita neoliberal com quem faz coro".

"Alertamos ao governador Rui Costa que antes de qualquer declaração, sendo ele do PT, observe a larga contribuição histórica que o nosso partido construiu desde Paulo Freire, nosso fundador e patrono da educação brasileira, tão combatido pelos conservadores e fascistas que se apossaram do poder", declara a nota, que ainda convida Rui para debater "uma saída para a crise de financiamento estabelecida pelas políticas recessivas de Temer e Bolsonaro".

 

Notícias relacionadas