Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Damares reclama de lentidão da Comissão de Anistia

Política

Damares reclama de lentidão da Comissão de Anistia

Segundo ministra, haviam mais de 11 mil requerimentos acumulados

Damares reclama de lentidão da Comissão de Anistia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 22 de maio de 2019 às 19:00

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou hoje (22) sobre seu trabalho na Comissão de Anistia, que saiu do Ministério da Justiça para a sua pasta neste governo. "Uma comissão formada em 2002 deixou para mim 11 mil requerimentos para analisar", disse a ministra.

Ela disse que já foi autorizado o pagamento de mais de 10 bilhões em indenizações, com mais 14 bilhões para serem liberados, dependendo de decisões judiciais. Segundo Damares, a maior fatia desta quantia é relativa ao pleito de quase 3 mil ex-militares da Aeronáutica, demitidos em 1964, sob a justificativa de excesso de contingente.

Este caso está sob análise da Controladoria-Geral da União (CGU) devido à indícios de irregularidade nos pedidos de indenização. “Esta é uma situação delicada. São ex-cabos da Força Aérea Brasileira que receberam indenizações milionárias. Temos ex-cabos que receberão a indenização que tinham 2 anos de idade na época”, apontou Damares.

Ela também criticou gastos com publicação de livros, realização de concursos e a construção de um memorial que consumiu milhões de reais e não foi concluído, além de ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de desvio e mau uso de recursos públicos.